Plasil: por que remédio popular contra náusea pode causar tremores involuntários

  • 21/09/2023
  • 0 Comentário(s)

Plasil: por que remédio popular contra náusea pode causar tremores involuntários

Plasil: por que remédio popular contra náusea pode causar tremores involuntários

A medicação está disponível há mais de 60 anos e ganhou uma ‘sobrevida’ recentemente por causa do uso de alguns remédios e o aumento dos casos de doenças como diabetes e covid-19.

Disponível nas farmácias desde 1964, o plasil é uma das mais populares soluções para lidar com quadros de náuseas e enjoos.

Esses sintomas são bastante frequentes e estão relacionados a diversas condições — de uma comida que "caiu mal" no estômago a uma gravidez, de uma dificuldade para viajar de carro ou ônibus a um efeito colateral do tratamento contra o câncer.

O medicamento, cujo princípio ativo é o cloridrato de metoclopramida, é indicado para diversas dessas situações e ajuda a trazer um alívio rápido para essa sensação de mal-estar que afeta o sistema digestivo e o cérebro (entenda os detalhes a seguir).

Uma coisa que pouca gente sabe é que, entre os efeitos colaterais mais frequentes no uso do plasil, estão as chamadas reações extrapiramidais. Em resumo, alguns indivíduos que tomam o fármaco desenvolvem tremores em braços e pernas, espasmos e aumento na contração ou na rigidez dos músculos.

Outros podem desenvolver a chamada acatisia, ou uma sensação de inquietude e irritabilidade que vem associada a movimentos involuntários do corpo.

Segundo a própria bula do medicamento, esses eventos adversos são considerados "comuns", o que significa que eles acometem entre 1 e 10% dos pacientes que tomam plasil.

👉 Saiba a seguir por que isso acontece — e quais são as maneiras de evitar ou controlar esses problemas.

Estômago embrulhado

Para entender os detalhes do mecanismo de ação do plasil, é preciso saber antes as situações que motivam o uso desse remédio.

O enjoo e a náusea são sensações de mal-estar que acometem o sistema digestivo e estruturas específicas do sistema nervoso. Geralmente, eles aparecem junto com ânsia de vômito, dor de cabeça e tontura.

🍛 As causas desse incômodo são as mais variadas. As mais comuns são a ingestão de comida estragada, muito gordurosa ou que não "caiu bem" no estômago. Nesse contexto, a náusea serve como um bloqueio determinado pelo sistema nervoso para que o alimento não siga adiante no processo de digestão — e seja eventualmente expulso pela boca antes de provocar problemas maiores.

🚘 Há também quem sinta essa chateação ao viajar por estradas cheias de curvas, ou ao tentar focar a visão num objeto enquanto está num veículo em movimento. Nessas situações, o enjoo aparece pelo próprio balanço do corpo de um lado para o outro, ou pela dificuldade em focar em algo fixo (como o livro ou a tela do celular) enquanto o resto do cenário está em movimento constante.

👶 A náusea também é uma das marcas dos primeiros meses de gravidez e pode pintar durante crises de ansiedade ou outros transtornos que abalam a mente e o corpo.

É justamente para silenciar esse incômodo que existem os antieméticos, a classe de drogas da qual o plasil faz parte. O objetivo deles é controlar, por diferentes mecanismos de ação, enjoos e náuseas relacionados às mais diversas causas.

O gastroenterologista Rafael Bandeira, do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, explica que essa medicação acelera o trabalho do estômago, fazendo com que a comida passe mais rápido por esse órgão.

Com isso, aquela ameaça de que o conteúdo da refeição anterior tome o caminho contrário, suba pelo tubo digestivo e seja expulso pela boca, diminui.

"A metoclopramida atua como um antagonista da dopamina. Nós temos vários receptores deste neurotransmissor espalhados pelo corpo e, no sistema digestivo, ele tem um efeito inibitório"


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes